Parcerias

A Associação Move-te Mais estabelece anualmente diversas parcerias de maneira a proporcionar aos seus voluntários uma experiência variada e única na área do voluntariado. Com algumas destas desenvolvemos apenas intervenções pontuais enquanto que, com outras, protocolamos atividades ao longo de todo o ano. Abaixo encontram-se as nossas parcerias nacionais e internacionais protocoladas.

Nacionais

AEFML
 

Através desta parceria as duas entidades beneficiam de apoio logístico na organização de atividades conjuntas, da divulgação das iniciativas de ambas as instituições pelas suas redes de contactos e/ou parceiros. Adicionalmente, a Associação Move-te Mais colabora na organização de eventos recreativos da AEFML.

APDP

Apoiamos a APDP nas suas ações de rastreio e nas quais se avalia o risco de desenvolvimento de Diabetes. A APDP capacita os nossos voluntários para a gestão desta doença. Colaboramos ainda através da divulgação mútua das atividades realizadas por ambas as Associações.

Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA)

Realizamos formações na área da saúde pública e rastreios cardiovasculares aos frequentadores do CASA. Adicionalmente prestamos, semanalmente, apoio na preparação e distribuição de refeições a pessoas sem-abrigo.

Centro Porta Amiga das Olaias (AMI)

O nosso público alvo são pessoas com dificuldades sócio-económicas com as quais realizamos ações quinzenais de formações na área da saúde e rastreios cardiovasculares.

Centro Social do Bairro 6 de Maio

Com o grupo de idosos que frequenta o Centro, realizamos formações na área da saúde pública, hábitos alimentares saudáveis e envelhecimento saudável, bem como rastreios cardiovasculares e atividades lúdicas. Por outro lado, com o grupo de adolescentes realizamos formações na área da saúde sexual, primeiros socorros, consumos e hábitos alimentares saudáveis.

Centro Social Paroquial S. Domingos Benfica

Neste desenvolvemos atividades em dois centros diferentes, nomeadamente o Espaço de São Domingos e Casa de Nossa Sra. do Rosário. Relativamente aos utentes dos centros de dia, os nossos voluntários realizam formações semanais na área da saúde pública, hábitos alimentares saudáveis e envelhecimento saudável, bem como rastreios cardiovasculares e atividades lúdicas. Para os técnicos dos centros de dia, organizamos formações semanais na área da saúde pública, primeiros socorros e prestação de cuidados a idosos.

Fénix – Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil

As duas Associações colaboram através da troca de experiência e de informação técnico-científica de mútuo interesse nas respectivas áreas de intervenção. A colaboração estende-se ainda à apresentação de projetos conjuntos para a obtenção de financiamento/subsídios em temáticas de interesse conjunto de ambas as Associações. Adicionalmente, cooperamos através da permuta e divulgação de publicações científicas periódicas e partilha de recursos bibliográficos, bem como pela organização conjunta de eventos, nomeadamente conferências, colóquios, cursos e seminários, e ainda através da divulgação das iniciativas de ambas as instituições pelas suas redes de contactos e/ou parceiros.

Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)

A Associação Move-te Mais beneficia de apoio monetário do IPDJ no âmbito do Programa de Apoio Juvenil (PAJ).

O Companheiro IPSS

Os nossos voluntários realizam formações pontuais na área da saúde pública e primeiros socorros, bem como rastreios cardiovasculares. Esta é uma Associação que apoia ex-reclusos e as suas famílias.

Orientar

Realizamos formações na área da saúde pública, hábitos alimentares saudáveis e primeiros socorros dirigidas aos indivíduos apoiados por esta Associação.

VITAE

Realizamos formações e dinâmicas semanais na área da saúde pública, saúde sexual e consumos (álcool, tabaco e drogas) dirigidas a ex-toxicodependentes em programas de metadona. Estas ações de sensibilização ocorrem nos Centros de Acolhimento de Alcântara e Centro de Acolhimento do Beato.

VOX Lisboa

Os nossos voluntários participam em saídas noturnas, juntamente com os voluntários desta Associação, nas quais não só dão resposta à falta de acesso a cuidados básicos de saúde e aconselhamento para a mesma na população sem-abrigo, mas também investem na redução da solidão da mesma através da companhia e diálogo.

Internacionais

Grupo Missionário Ondjoyetu

A Missão Humanitária Internacional Angola decorre todos os anos, durante sensivelmente 2 meses, na Comuna do Gungo, em colaboração com o Grupo Missionário com o qual estabelecemos parceria. Esta Missão centra-se na educação e formação para a saúde, bem como assistência médica à população desta região com mais de 25 mil habitantes que vivem isolados no meio das montanhas. Os voluntários realizam consultas nas unidades de saúde, que apenas dispõem de enfermeiros e onde existe uma elevada carência de medicamentos, apoiando assim os missionários do Ondjoyetu. São ainda realizadas formações dirigidas aos Promotores Rurais de Saúde e Parteiras Tradicionais. Durante toda a missão, os nossos voluntários integram as rotinas e modo de estar da comunidade.

Municípios do Paul e da Ribeira Grande

A Missão Humanitária Internacional Cabo Verde decorre todos os anos, durante sensivelmente 1 mês e nela os voluntários desenvolvem atividades nos Municípios com os quais estabelecemos parceria. A escolha desta comunidade deve-se à escassez de recursos humanos e materiais na área saúde. Muitas povoações encontram-se isoladas sendo o acesso a estas feito apenas por trilhos pedonais em zonas de montanha. Assim, durante a Missão, os voluntários deslocam-se até elas a fim de lhes proporcionar o acesso a rastreios cardiovasculares e sensibilização à medida de cada pessoa. Para além destas ações, desenvolvem formações e dinâmicas adequadas a cada faixa etária, sobre higiene pessoal e alimentar, saúde sexual, gravidez na adolescência, consumo de álcool e drogas, primeiros socorros e hábitos alimentares saudáveis. Outras das populações abrangidas por este projeto são os idosos e indivíduos com deficiência que frequentam Centros de Dia locais, nos quais promovemos hábitos alimentares saudáveis e de exercício físico e realizamos rastreios cardiovasculares, apelando à importância do cumprimento da terapêutica crónica e alertando para a problemática da polimedicação. Adicionalmente, os voluntários divulgam a Associação, o objetivo da sua Missão e temáticas de saúde pública prevalentes na comunidade em questão, através de programas de rádio locais e rodas de diálogo com a população.

AMI e Associação Comunitária de Milagres

A Missão Humanitária Internacional Brasil decorre todos os anos, durante sensivelmente 2 meses, na cidade de Milagres que se situa no interior do Ceará, na região do Cariri. Em parceria com a AMI e o parceiro local ACOM, temos a oportunidade de enviar um a dois dos nossos voluntários para um estágio, na área da saúde materna e gestacional, no Hospital Maternidade Madre Rosa Gatorno. Aqui apoiam não só na vertente da assistência médica, mas também na educação e formação para a saúde da população local através de formações a adolescentes na área da saúde sexual, a idosos na área das doenças mais prevalentes na comunidade e ainda, a mulheres grávidas.

Enquanto antigo Projecto MOVE-TE, desenvolvemos Missões Internacionais em Timor-Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, em parceria com a Médicos do Mundo.

Se quiseres saber mais informações ou colaborar connosco, contacta-nos.

2386
logo_csp
unnamed
Parcerias - VOX Lisboa
Parcerias - Município do Paul